Samba de Roda Almeidense: Manifestação cultural que precisa ser valorizada.


O Samba de Roda já teve expressão muito forte na cultura Almeidense, o samba mistura cantigas regionais, poesias, danças e festas. O Samba da Capela de Conceição do Almeida é um exemplo da preservação da cultura africana, ligado ao culto dos orixás e caboclos, trazendo fortes características da cultura portuguesa, que é encontrada nos instrumentos, no caso na viola, no pandeiro e na língua utilizada nas canções. Traz também uma seqüência de coreografias ensaiadas e acompanha com danças e cantigas tradicionais. Antigamente, o grupo era organizado como associação e desenvolvia um trabalho sociocultural com jovens e adultos da comunidade que tinham a oportunidade de aprender as músicas e danças tradicionais. Hoje o extinto Samba de Roda Almeidense perdeu espaço e quase não se houve mais falar. O Samba de Roda é um Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade que merece e deve ser valorizada.

Gilmar Santos
Fala Recôncavo!

Samba de Roda de Conceição do Almeida
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.