INICIA-SE O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS.

 
   Nesta  quarta-feira (07),  inicia-se o recadastramento biométrico  na 56ª  Zona Eleitoral  Santo Antônio de Jesus, que é responsável também  pelos municípios de Dom Macedo Costa e Varzedo.
   Eleitores desses três municípios devem procurar o Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, localizado na Avenida ACM, Santo Antônio de Jesus, das 8 às 14 horas. Os eleitores devem estar portando carteira de Identidade, certidão de Nascimento ou Casamento,  Carteira de Trabalho e Previdência  Social , além de um  comprovante de residência.
    O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Neste recadastramento serão coletadas a assinatura eletrônica do eleitor, sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais. Daí o nome ‘biometria’ – porque agora serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
    No Estado da Bahia, a identificação biométrica iniciou-se em 2009, com os eleitores da 200ª Zona Eleitoral, sediada no município de Pojuca, e prossegue este ano de 2013 em mais 37 municípios de 15 Zonas Eleitorais (veja a relação ao final deste texto),  totalizando ao final cerca de 700 mil eleitores recadastrados biometricamente, o que corresponde a próximos 7% do eleitorado baiano.
    O procedimento é feito através de uma “revisão do eleitorado”, instrumento que torna obrigatório o comparecimento de todos os eleitores do município, momento em que ocorrerá uma revisão/atualização do seu cadastro, seja dos dados pessoais, do endereço etc.  Por isso, é obrigatório levar ao Posto de Atendimento um documento oficial de identificação com foto e seu comprovante de residência atualizados. Quem não comparecer, terá o título cancelado.
     E atenção! O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento. Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e foto, além de ser emitido um novo título eleitoral (em regra o número da inscrição permanece o mesmo). Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação. 
TRE/ BlogdoMartins
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.