CRUZ DAS ALMAS RECEBE MÉDICO CUBANO DO PROGRAMA 'MAIS MÉDICOS'.

O município de Cruz das Almas recebeu nesta sexta-feira (06) o primeiro médico cubano, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Willian Beraldo Carballo Taboada vai atuar na Unidade de Saúde da comunidade do Tuá.

Antes de iniciar o atendimento à população, o médico deve conhecer toda estrutura de saúde do município. Segundo informações do secretário André Eloy, a rotina de acolhimento é pré-determinada pelo Ministério da Saúde. “Estou aqui para ajudar o povo brasileiro, quero cuidar especialmente das pessoas mais necessitadas, como crianças e idosos e todos aqueles que necessitarem de ajuda médica. Nosso propósito tem sentido humanista”, ressaltou o médico cubano que há 12 anos atua na medicina e já esteve na Venezuela durante seis anos numa missão como a do Mais Médicos.

O prefeito Dr. Jean deu boas vindas ao médico e conversou bastante com o mesmo, comentando sobre a importância desse programa. “Essa ação incentiva os médicos brasileiros a repensarem as suas atitudes e a estudar mais, além disso, estimula a gestão a melhorar seu sistema para manter o médico”, disse.

De acordo as informações do secretário André Eloy, o médico desenvolverá seu trabalho seguindo o modelo do Programa de Saúde da Família do país cubano. A contrapartida do município para o recebimento do médico é o custeio de moradia e alimentação para o mesmo. O médico vai morar a 50 metros da unidade, como preconiza o Ministério da Saúde e cobrirá uma área com mais de 3 mil pessoas que compreende as localidades de Combê, Tuá, Tintureiro, Três Bocas, Engenho de São João e Cadete.

Para amenizar a dificuldade com a língua portuguesa o médico passou 21 dias em Brasília praticando o português e na unidade haverá um enfermeiro trainee para ajudar. Willian Taboada deve iniciar seus atendimentos ainda na próxima semana. (ASCOM)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.