DR ARMANDO DESTACA AÇÕES DE SEU PRIMEIRO ANO DE ADMINISTRAÇÃO EM CONCEIÇÃO DO ALMEIDA.

Prefeito Dr. Armando Neves. Foto: Toinho Simões.
O Prefeito de Conceição do Almeida, Dr. Armando Neves (PT) fez um balanço sobre os trabalhos que vem sendo executados durante seu primeiro ano de governo no município, destacando os Serviços Básicos, o Social, Saúde e Educação, além das conquistas e investimentos de sua administração. Com muitos planos e projetos para o próximo ano e alguns já encaminhados, Dr Armando encara com otimismo os desafios que vem enfrentando e promete mais realizações para o próximo ano. "Estamos trabalhando em prol da população Almeidense. Muitas coisas já foram conquistadas e 2014 será o ano das realizações, da concretização dessas conquistas, será o ano em que tornaremos tudo realidade." disse.

Infraestrutura

Desde o inicio de sua gestão,  o prefeito Dr. Armando Neves se propôs a fazer com que Conceição do Almeida se tornasse uma cidade mais desenvolvida e igual para todos. Logo nos primeiros meses, algumas medidas foram adotadas rumo às melhorias para o município. Os trabalhos de poda, capina e limpeza de praças, ruas e jardins, manutenção na rede de iluminação pública com troca de mais de 2.000 lâmpadas queimadas, substituídas por lâmpadas mais econômicas e mais eficientes beneficiando a cidade com o banho de luz, trazendo mais tranquilidade e segurança para os moradores. Recuperação de praças e jardins com reformas, pinturas, recuperações de calçadas, arborização, jardinagem, trabalhos de paisagismo com replantio de plantas e gramados, extensão e desobstrução das redes de esgotos e abastecimento de água na zona rural, foram algumas das ações iniciais no município. "Primeiramente arrumamos a casa, colocando as coisas no devido lugar. Reformamos, reconstruímos e colocamos os serviços básicos para funcionar com mais eficiência beneficiando toda a população." disse.

O prefeito pontuou a aquisição de novas máquinas e equipamentos, adquiridos junto ao Governo Estadual e Federal, como uma máquina Motoniveladora e uma Retroescavadeira que estão ajudando na melhoria e manutenção das estradas vicinais, que é umas das principais reivindicações dos moradores da zona rural do município. Aquisição de Caminhão Caçamba através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vinculada à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), que será usado no reforço da frota municipal ajudando nos serviços de infraestrutura, além da reforma completa da máquina Pá-carregadeira com recursos próprios, preservando o Patrimônio Público, após encontrar totalmente sucateada. "Esses equipamentos serão importantes para reforçar a nossa frota e poder oferecer serviços de qualidade e mais eficientes para toda a população, principalmente na manutenção das estradas da zona rural. Alguns destes equipamentos já estão sendo usados e outros ainda estão para chegar" disse.

Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Avanços na Educação também foram destacados. Pela primeira vez, os alunos da Educação Infantil da rede municipal receberam materiais didáticos adequados, com foco na alfabetização que contempla o letramento, propõe atividades em forma de jogos para o desenvolvimento de conceitos básicos de ética, visando trabalhar aspectos necessários à formação do aluno, para torná-los consciente de sua participação e responsabilidade nos grupos e na sociedade em que está inserido, sem dúvida um grande avanço na Educação Infantil do Município. Receberam também fardamento escolar gratuitos, no total de 1.800 fardas para estudantes de escolas da Sede e Zona Rural, além da Creche Infantil. Os alunos participam regularmente de atividades recreativas, que vem influenciando no crescimento físico e intelectual dos alunos, buscando melhoria e aumento do condicionamento físico, flexibilidade, maturidade óssea, comunicação e expressão, coordenação motora, convívio social entre outras, proporcionando mais qualidade de vida e condicionamento físico para os alunos das escolas municipais, além de eventos culturais e campanhas educativas que fazem parte do calendário escolar municipal.

Acreditando que a valorização dos Professores é um dos critérios fundamentais para avançar na efetivação de uma Educação Pública de Qualidade, a prefeitura através da Secretaria de Educação, se reuniu com os representantes do Sindicato dos Professores, Diretoria da Regional Serrana e Delegado Regional do Planalto da APLB, para definir membros da Comissão Permanente de Acompanhamento que ficarão responsáveis pela avaliação do Plano de Carreira do Magistério Público do município. "Através da Secretaria de Educação, tivemos várias reuniões com a APLB e com o Conselho para definir e reajustar o salário dos professores da rede municipal, pois sabemos da importância dos professores e temos a plena consciência das transformações que uma educação de qualidade pode trazer para toda uma sociedade. A educação tem que ser tratada como prioritária e o primeiro passo é a valorização dos nossos professores”, completou. O município recebeu pela primeira vez o 9° Festival Internacional de Artistas de Rua que transformou os principais pontos da cidade em um verdadeiro palco, com apresentações de músicos, mímicos, acrobatas, palhaços, artistas plásticos, ilusionistas entre outros. Também foi formado o Conselho Municipal de Cultura, visando o aperfeiçoamento dos atuais sistemas, com participação da sociedade, elaborando políticas culturais para o município.

O prefeito falou também da construção da Quadra Poliesportiva da Escola Alice Campos, projeto que estava há vários anos engavetado, tornando realidade através do Ministério do Esporte e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, destacando a importância de construções de novos espaços para a prática desportiva no município e a realização de projetos desportivos realizado durante todo o ano como os desafios regionais, amistosos, fins de semana esportivos e a participação da Seleção Almeidense no campeonato Intermunicipal da Bahia, e garantiu uma quadra poliesportiva coberta para a zona rural do município. A quadra foi adquirida através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e já está em fase de construção no Comércio de Jaguaripe. "Conseguimos em um mês de governo destravar e assinar junto ao diretor da Sudesb e do chefe de gabinete do Ministério do Esporte, a ordem de serviço de construção da Quadra da escola Alice Campos, que aguardava mais de sete anos para ser construída, hoje já inaugurada e homenageando o saudoso Alfredo Gomes de Araújo, o Jaguaquara. Outra grande conquista é a construção da Quadra Coberta na zona rural do município através do FNDE que garantirá também para a zona rural a prática de esportes e servirá para a potencialização do ensino da educação física na localidade. Temos também um grande empreendimento que está chegando ao município. Estamos aguardando a confirmação para anunciarmos." frisou.

Saúde

Os investimentos na saúde também estão sendo reforçados, com aquisição de novos equipamentos, ampliações e construções de novas Unidades de Saúde na sede e zona rural de Conceição do Almeida. Através do Programa de Requalificação da Atenção Básica de Saúde, do Ministério da Saúde, o município foi contemplado com ampliações dos Postos de Saúde das localidades do Grampará, Mombaça, Santana do Rio da Dona e Ponto São José, garantindo melhorias estruturais das unidades. A prefeitura municipal já iniciou na localidade do Comércio de Jaguaripe a Construção de uma nova Unidade de Saúde que terá equipe com médico clínico geral, enfermeira, dentista, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais, que serão responsáveis pelos trabalhos de prevenção em saúde e beneficiará moradores da região.

Equipamentos importantes foram adquiridos para auxiliar e melhorar o atendimento de urgências e emergências na Santa Casa de Misericórdia de Conceição do Almeida. Além de constantes reformas, a prefeitura adquiriu equipamentos importantes usados em primeiros socorros, como Ambu, Laringoscópio, além de um Monitor Multiparamétrico e um Cardioversor. "Estivemos reunidos com o Secretário de Saúde Jorge Solla visando solucionar problemas e adquirir recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Conceição do Almeida. Estamos em busca de melhorias e vamos continuar nessa parceria para garantir mais saúde para a população Almeidense." disse.

O município aderiu ao Programa 'Mais Médicos' do Governo Federal e trouxe o médico cubano Eriberto Lerreira para reforçar a equipe do Posto de Saúde na localidade do Pau Cedro, oferecendo melhorias nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde também na zona rural. O prefeito ressaltou o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que vem promovendo a saúde e proporcionando bem estar para a população Almeidense. Com atuação dos Educadores Físicos Antônio Carlos Costa (Toinho) e Vagner Alves, a equipe visita domicílios e escolas da zona rural orientando sobre a prática de atividades físicas de alongamento, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, além de realizações de sessões para pessoas sedentárias e hipertensas.

Como forma de reconhecimento e valorização do trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias, o prefeito decretou a efetivação de 13 Agentes de Combate às Endemias, no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde do município, que passaram a condição de funcionários públicos efetivos com todos os direitos e garantias, previstos em Lei, inclusive estabilidade no cargo. Também foram readmitidos no início do ano os 27 (vinte e sete) funcionários da Santa Casa de Misericórdia demitidos pela gestão passada. "Essas iniciativas mostram o nosso compromisso com a Saúde do nosso povo e a valorização e reconhecimento dos profissionais da Saúde. Para termos uma saúde de qualidade é preciso, em primeiro lugar, valorizar essa classe e isso estamos fazendo.", pontuou.

Assistência e Desenvolvimento Social

Nas ações sociais, foi discorrido sobre os vários projetos e programas que vem sendo posto em prática no município. Através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a prefeitura vem realizando oficinas de artesanato, palestras de saúde da mulher, envolvendo temas como maternidade, beleza, violência, Luta contra o Câncer de Mama entre outras, com o objetivo de fortalecer a cidadania e os vínculos familiares e comunitários. Implantação do Ballet Municipal, oferecendo aulas gratuitas para crianças e jovens, democratizando o acesso à arte e ao lazer para a população menos favorecida e promovendo a cidadania, a formação cultural e a inclusão social através da dança. Desenvolvimento de ações voltadas à prevenção e promoção da saúde, como estratégia fundamental de ampliação do envelhecimento com mais qualidade de vida do idoso, através de trabalhos educativos através do Grupo da Melhor Idade. Aprovação da Lei do Fundo Municipal de Assistência Social para o financiamento das ações na área da Assistência Social, destinados aos mais carentes, que beneficia moradores carentes com o auxílio funeral, cursos de capacitação, recursos do CRAS, recursos para o Grupo da Melhor Idade entre outros. E também o anúncio da implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), projeto que atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, oferece oficinas de teatro, esporte em diversas modalidades, cursos entre outras atividades, promovendo o acesso de jovens e crianças, à escola formal, a alimentação, ao lazer, a cultura, ao esporte, a profissionalização e a convivência familiar e comunitária. Durante o ano foram cadastradas no programa Bolsa Família mais de 300 novas famílias carentes. "Em um ano conseguimos cadastrar mais de 300 novas famílias no Bolsa Família, isso é muito importante para essas famílias carentes que não tinham esse benefício. Vamos ampliar ainda mais esse número para que famílias que realmente necessitam, sejam beneficiadas." disse.

O município recebeu do Governo Federal e do Ministério das Cidades, 40 unidades habitacionais populares do programa 'Minha Casa, Minha Vida', que já está em construção na localidade do Comércio de Jaguaripe. Segundo o prefeito, mais investimentos nessa área estão chegando ao município e em breve anunciará. "Estamos em busca de mais recursos para a área de habitação e saneamento básico, já temos um bom caminho percorrido e com certeza vamos consegui esses recursos para poder oferecer melhores condições de vida para o nosso povo." declara. O município ganhou também um Posto do CrediBahia, Programa de Microcrédito do Governo do Estado que disponibiliza financiamento, capacitação gerencial de micro e pequenos negócios, gerando ocupação e renda, beneficiando pequenos empreendedores com o crédito de forma ágil, desburocratizada e com menores juros do mercado. Conseguiu também a reabertura da Cesta do Povo, solicitada junto ao Governo do Estado, após fechamento do estabelecimento pela Empresa Baiana de Alimentos (EBAL) no mês de Abril.

"Temos ainda pela frente, entre muitos desafios, buscar mais recursos para o município, onde nossa principal meta é oferecer serviços de qualidade para os Almeidenses, acolhendo sugestões, críticas e reclamações, tornando um Governo mais Democrático e com a Participação Popular. Já temos muitos projetos em andamentos nas áreas de infraestrutura, habitação, projetos e programas sociais, saneamento básico, educação e saúde, e muitas construções sendo feitas, com certeza 2014 será o ano das concretizações e vamos continuar trabalhando para colocar Conceição do Almeida no Caminho do desenvolvimento!!" concluiu o Prefeito Dr. Armando Neves.
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.