Salvaguarda Cultural promove o 'Encontro Final' do projeto que discute a valorização e regularização da queima das espadas.

O Projeto Salvaguarda Cultural, que tem como objetivo refletir sobre a importância da Festa das Espadas e discutir junto à Sociedade Civil e Poder Público caminhos para a reorganização desse festejo em Cruz das Almas, encerrou as atividades do projeto neste sábado (21) no Salão do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Cruz das Almas.

Durante o projeto foram realizados seminários, oficinas com debate de temáticas como Cultura, Identidade, Direito, produções de cartilhas educativas e de um plano de ação a partir dos debates com participantes do projeto.  As ações foram realizadas através do apoio financeiro do Programa de Fomento à Cultura -  Fundo de Cultura, e das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado. O projeto é uma iniciativa do professor e Mestre em Ciências Sociais, Rafael Peixoto, da Jornalista Daiane Almeida Ferreira e do advogado Fabrício Barros, que estimulou os espadeiros e toda a sociedade e chamou para o debate, valorização e importância da queima das espadas no município.

O projeto surgiu a partir da observação da realidade da Festa das Espada, como bem simbólico cultural ameaçado de ser extinto no município, e em consequência desta extinção, desaparecimento, a espada, fruto de uma técnica aprendida e passada de geração em geração, que movimenta não apenas a manutenção desta tradição, mas também a economia do município no período junino, sendo fonte de renda para muitas famílias. Durante o Encontro Final do Projeto foram entregue cartilhas, blusas e apresentada uma proposta de Constituição de uma Assosiação SocioCultural, para a partir dessa Associação apresentar ao Ministério Público e ao Poder Judiciário uma proposta de Intervenção.

Fala Recôncavo!
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.