BEIJO NO CARNAVAL: ESPECIALISTA ORIENTA SOBRE RISCO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA BOCA.


Se você é daqueles, ou daquelas, que não resistem aos múltiplos beijos no carnaval, fique atento (a) para que a boca – e em extensão, o corpo –, não termine o circuito mal. O órgão é porta de entrada de várias enfermidades, que podem se manifestar ainda antes da Quarta-Feira de Cinzas, como também depois do reinado de momo. Existe até um nome para a doença do beijo desprotegido. 

A mononucleose, como é conhecida a enfermidade, é causada por vírus, e apresenta sintomas parecidos com os do herpes. Os sinais no corpo também são parecidos com os de uma gripe ou resfriado e incluem dor de garganta, febre e gânglios inchados. O canal que transfere as enfermidades é a saliva. Para não ser pego de surpresa, o ideal é fazer o dever de casa básico de todos os dias. "A pessoa deve fazer os cuidados preventivos, como manter a boca limpa, usar fio dental e enxaguante, e verificar se não tem nenhum problema na mucosa", informou a dentista Kamila Alves, em entrevista ao Bahia Notícias. Outras doenças podem estar associadas ao beijo carnavalesco, como sarampo, catapora, faringite, gripe, rubéola, ou mesmo doenças mais graves como pneumonia, tuberculose e meningite. A mestranda em clínica odontológica considera ainda reduzidas as campanhas de orientação sobre as consequências do hábito cada vez mais frequente e associado à festa. “Ainda há pouco esclarecimento desses problemas em comparação a campanhas sobre Aids, que estimulam o uso de camisinhas, por exemplo”, afirmou. 

A especialista faz ainda uma orientação para que as pessoas tenham cautela, mesmo sob o clima frenético da festa. “O pensamento que a pessoa deve ter é o seguinte: 'o que eu faço [com a minha boca] pode não ser o mesmo que o parceiro faz'”, completou. (BahiaNotícias)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.