Prefeitura insere tecnologia no trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Foto: Ascom
O município de Sapeaçu está sendo pioneiro na implantação e utilização do e-SUS no Brasil, contemplado com o Programa AtendSaúde do Ministério da Saúde em parceria com a prefeitura de Sapeaçu através da Secretaria de Saúde. O programa consiste na informatização e automatização das atividades dos agentes comunitários de saúde – ACS através da utilização de dispositivos móveis para a coleta de informações em campo, com a utilização dos tablets e tecnologia de Georreferenciamento.

A estreia do programa nessa segunda-feira (09) foi marcada pela inicialização da capacitação que vai até quarta-feira (11) dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (ACS, enfermeiros, médicos e odontólogos) que trabalharão diretamente com o E-SUS, uma plataforma que permite a informatização de dados do usuário num sistema padronizado nacionalmente. Os ACS receberão os tablets na terça-feira (10) que substituirão na mesma semana as fichas de papel.

O evento acontece no auditório da Unidade de Saúde da Família Antônio Sampaio Brito, com diversas ações de orientação organizadas por técnicos do Ministério da Saúde, o implantador do E-SUS, Cristiano Faria e o Apoiador Institucional, Carlos Magalhães.  Participaram também o secretário municipal de Saúde e presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia - COSEMS-BA, Raul Molina, a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde, Cristiane Brito, a Coordenadora de Atenção Básica, Raquel Sampaio, a Coordenadora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ, Eduarda Brito e a Coordenadora do Programa Saúde na Escola - PSE na Saúde, Rita Brito.

Foto: Ascom
Para o secretário de Saúde, Raul Molina, antes de tudo é importante ressaltar a importância desse lançamento para sapeaçu. “É uma alegria imensa que um município do Brasil, do nordeste e principalmente do interior da Bahia esteja desbravando e anunciando ao mundo uma ação inovadora. Normalmente assuntos relacionados à tecnologia são lançados pelas grandes metrópoles do país e consequentemente chegam às outras localidades, mas desta vez Sapeaçu vai servir de exemplo para o resto do Brasil. Isso não seria possível sem a participação do prefeito Jonival Lucas que sabe da importância de se realizar grandes investimentos e trazer inovações para a área da saúde e por isso vem dando toda a atenção e apoio para que a Secretaria de Saúde exerça o seu papel com seriedade, qualidade e competência.”, disse entusiasmado.

“Acredito que a tecnologia deve ser usada para dar agilidade e qualidade ao atendimento à população, sobretudo na área da saúde, com esse programa podemos ofertar condições para que os agentes de saúde possam trabalhar com mais comodidade, praticidade e segurança. As informações registradas serão armazenadas e enviadas automaticamente ao sistema do Ministério da Saúde através de conexão sem fio internet banda larga. O trabalho com o tablet representará mais agilidade no cuidado com a saúde da população”, concluiu a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde, Cristiane Brito. (ASCOM SAPEAÇU)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.