Secretaria de Saúde de Sapeaçu realiza curso de formação em saúde mental.

Foto: ASCOM-PMS
Foi realizado nesta quarta-feira (04), na Câmara dos Vereadores, o lançamento do Curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em Crack, Álcool e outras drogas. O curso é direcionado para os agentes comunitários de saúde e parte dos técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde da Família em Sapeaçu. O objetivo da capacitação é desenvolver o aperfeiçoamento dos profissionais quanto às informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre à redução de danos.

Promovido pela prefeitura de Sapeaçu através da Secretaria de Saúde, a capacitação é subsidiada pelo Programa "Caminhos do Cuidado", em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz. O curso será ministrado pela fonoaudióloga e profissional de Gestão da Educação em Saúde Mental, Renata Damásio. Com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão, a serem realizadas nos territórios de atuação dos alunos, o curso terá a duração de 5 semanas e entrega de certificados.

"O maior triunfo para a efetivação deste curso é acreditar que obteremos grandes conquistas para a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas. Pretendemos ampliar o cuidado, acolhimento e escuta, levando melhoria na qualidade de vida para os usuários do Sistema único de Saúde, SUS", enfatiza a orientadora, Renata Damásio.

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito, Jonival Lucas, a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde, Cristiane Brito, a Coordenadora de Atenção Básica, Raquel Sampaio e a Coordenadora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Eduarda Brito. Foram distribuídos Kits contendo material didático para os participantes do curso.

Foto: ASCOM-PMS
“A capacitação é importante para ampliar e aprimorar os conhecimentos sobre esse tema, além de fortalecer o trabalho dos agentes comunitários e nos dar conhecimentos suficientes para melhor abordar um usuário e oferecer um suporte maior para família”, disse Luciel Galvão, agente comunitária de saúde.

Na oportunidade o prefeito, Jonival Lucas falou sobre PMAQ. “Trata-se de um incentivo de qualidade, cujos recursos adicionais destinados às equipes de Atenção Básica aumentam conforme o conceito na avaliação, além de garantir transparência nas próximas ações governamentais direcionadas à atenção básica de saúde. O Incentivo de Desempenho Variável do PMAQ terá pagamento semestral, junto com a remuneração. Todas as equipes da Atenção à Saúde da Família em Sapeaçu receberão o beneficio, conforme avaliação estabelecida na regulamentação do Ministério da Saúde.”, destaca Jonival. (ASCOM - PMS)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.