Samba de Roda do Coreto festeja o Dia da Consciência Negra e revive história cultural de Conceição do Almeida.


O "Samba do Coreto", nome dado ao grupo de samba de roda Conceição do Almeida realizou uma grande apresentação em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Tradição milenar no Recôncavo Baiano, o samba de roda, também conhecido como "Umbigada", iniciou-se por volta de 1860, como forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. O Samba de Roda já teve expressão muito forte na cultura Almeidense, como o extinto "Samba da Capela" que se apresentavam há mais de 10 anos nas ruas da cidade. Preservando a cultura Almeidense, o Samba do Coreto juntamente com o Samba da Vila Caraipe realizaram uma grande apresentação durante as festividades do "Novembro Negro", evento cultural realizado para celebrar o mês da Consciência Negra em Conceição do Almeida. Também na noite de quinta-feira, 20 de novembro, dia em que se comemora o dia da Consciência Negra o grupo do Samba do Coreto, reviveu e trouxe para a praça o Samba de Roda, típico da cidade. (Fala Recôncavo)



Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.