Santo Antônio de Jesus lembra 16 anos da explosão da tenda de fogos que matou 64 pessoas.

O dia 11 de dezembro é uma data que marca a vida de toda população Santoantoniense e traz lembranças tristes. Foi nesse dia que a tenda de fogos, situada na Joeirana explodiu e matou 64 pessoas, dentre elas crianças e adultos. Dois anos após o acontecimento as senhoras conhecidas como Dona Helena e Dona Dolores conseguiram criar uma creche como o nome 11 de dezembro, onde são realizados trabalhos com crianças e adolescentes. Um movimento também foi criado e todos os anos são realizadas caminhadas para lembrar a data, pedir justiça e homenagear aqueles que se foram. Sabe-se que até o momento o proprietário da fábrica, Osvaldo Prazeres Bastos, e sete pessoas ligadas a ele não pagaram nenhuma indenização aos familiares, que lutam perante à Justiça para conseguir o que é de direito. Todos os réus fazem parte da mesma família. Bastos é conhecido como Vardo dos Fogos. A investigação apontou que ele armazenava material explosivo de forma ilegal e produzia fogos de artifício sem condições básicas de segurança. A denúncia foi apresentada em 2001 à corte internacional por parentes de vítimas e entidades defensoras de direitos humanos, como o Movimento 11 de Dezembro, o Fórum de Direitos Humanos de Santo Antônio de Jesus, a organização não governamental (ONG) Justiça Global, e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.Em 2006, o Estado brasileiro assumiu parente a OEA a responsabilidade na explosão da fábrica e se comprometeu, em audiência realizada em Washington, a fazer a reparação moral e material para as famílias das vítimas e dos sobreviventes. Santo Antônio de Jesus é conhecida como polo da produção de fogos de artifício. Apesar da importância econômica da atividade para o município, a fabricação de fogos ocorre, na maior parte dos casos, sem autorização para o funcionamento. Em março de 2007, outra explosão em fábrica clandestina causou a morte de Sólon dos Passos, que teve 90% do corpo queimados. No ocorrido apenas cinco pessoas sobreviveram, mas com lesões muito graves. Na manhã de hoje, quinta-feira (11), o movimento 11 de dezembro realiza uma caminhada pela cidade de Santo Antônio de Jesus com o tema “A Paz gera a Justiça”.(Texto adaptado - Voz da Bahia )
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.