Sisu libera cronograma de inscrição para 2015.

A edição do primeiro semestre do Sisu 2015 terá o início de seu período de inscrições previsto após a primeira semana completa de Janeiro, a partir do dia 12/01/2015 (segunda-feira). Como sabemos, o calendário dos futuros estudantes universitários do Brasil corre de acordo com as datas do Sistema de Seleção Unificada, por isso sua importância.

Para se inscrever no Sisu 2015, o canditato deverá acessar o site http://sisu.mec.gov.br. Participarão desta edição mais de 120 instituições de ensino, dentre elas universidades e institutos Federais de ensino, universidades estaduais e demais instituições participantes, totalizando mais de 135 mil vagas. Desde sua criação em 2009, o sistema informatizado seleciona candidatos às vagas do ensino superior público do Brasil com base na nota do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. O Sisu 2015 é gerido pelo Ministério da Educação (MEC), através do qual cada instituição tem o direito de optar por utilizar o as notas do Enem no processo de seleção.

Resultados e inscrições

O primeiro resultado do Sisu 2015, correspondente à 1ª Chamada, tem divulgação prevista para a segunda quinzena de Janeiro. Já o período de matrícula tem início previsto para o mesmo período. Neste intervalo os estudantes selecionados devem comparecer nas respectivas secretarias das instituições de ensino do curso para as quais se inscreveram munidos de toda documentação para efetivação da matrícula.

Informações dão conta de que não haverá mais através da plataforma do Sistema de Seleção Unificada o segundo resultado do Sisu 2015, referente à segunda chamada. A partir da primeira chamada, os candidatos poderão firmar interesse em participar da lista de espera do Sisu 2015, momento em que os candidatos poderão manifestar interesse em participar da seleção de vagas cujo candidato contemplado com a vaga em segunda chamada não confirme a matrícula no período. Por sua vez, a segunda chamada ficará à cargo da própria Universidade ou Instituição responsável pela vaga ofertada. Esta fase tem início previsto para o dia 30/01/2015, prosseguindo até o dia 03/02/2015.

Como nas edições anteriores, para se inscrever, o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2014. Estes dados podem ser recuperados através dos links disponíveis na própria página do Enem/Inep 2014. Na inscrição o candidato escolherá duas opçãos de cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando a modalidade em que deseja concorrer às vagas. As modalidades são: ampla concorrência, Lei de Cotas (para alunos de escola pública) e ações afirmativas. (Fonte: Sisu2015)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.