Secretaria da Educação realiza Jornada Pedagógica 2015 de Conceição do Almeida com o tema "Educação Integral".


Professores, monitores e equipe diretiva de escolas da rede municipal de ensino de Conceição do Almeida participaram nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, da Jornada Pedagógica 2015 de Conceição do Almeida, promovido pela Secretaria Municipal da Educação. O evento aconteceu na Escola Polivalente com realizações de oficinas, debates e mesas redondas sobre o tema Educação Integral: Direitos, Desafios e Perspectivas e a construção do Plano Municipal de Educação (PME). 

O evento que marca o início do ano letivo da rede municipal de ensino em Conceição do Almeida, iniciou-se com a conferência sobre a Educação Integral e atividades que devem ser inseridas em salas de aulas, com a Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Cláudia Cristina Pinto, que falou também sobre a importância do programa Mais Educação implantado recentemente no município, integrando crianças e jovens com atividades de acompanhamento pedagógico em horário oposto ao do estudo."Educação Integral é uma nova modalidade que alguns municípios encontram dificuldades financeiras para implantá-los e mantê-los. O Mais Educação, programa do governo federal em parcerias com municípios, oferece para os alunos atividades em tempo integral, tornando-se uma estratégia educacional inovadora, articulando projetos e atividades voltadas para promoção do aumento da permanência dos alunos nas escolas e ajudando na melhora da aprendizagem desses alunos. disse Cláudia. O coordenador municipal do Programa Mais Educação, Messias Passos, afirmou que o município alcançou a meta do PNE. De acordo com dados da Secretaria de Educação, o Mais Educação está presente em 09 escolas, abrangendo 57,68% dos alunos matriculados na rede municipal e acompanhados pelo programa de educação integral. 

Nas oficinas oferecidas na Jornada Pedagógica foram desenvolvidas apresentações de trabalhos e atividades que são de suma importância para o desenvolvimento de atividades dos professores em sala de aula, possibilitando a troca de experiências, o incentivo e produção de trabalhos práticos sobre diversos tipos de leituras e novas metodologias de trabalho, jogos teatrais e dramáticos, atividades integrais dentre outros, que possam ser incluídas no planejamento educacional. As oficinas desenvolvidas serviram também como um instrumento orientador de todo o processo educativo, que constituiu e determinou as grandes necessidades, indicando as prioridades básicas, ordenando e determinando os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação em sala de aula com mais dinamismo e criatividade e enriquecimento da prática pedagógica de cada professor. 

De acordo com a Secretária de Educação, Conce Almeida, é preciso a participação de todos para manter e expandir a educação integral através do Programa Mais Educação. "Implantamos e continuamos a expandir a educação integral no nosso município com o Mais Educação. Em 2015 estaremos ampliando o programa para mais duas escolas da zona rural. Já executamos o programa nas escolas José Joaquim, Nilza Caldas, Alice Campos, Maria Coni, Djalma Rocha Galvão, Nicolau de Coni e Laurentino Mastique, concluindo este ano a Escola Almerinda Magalhães em Pau Cedro e Djalma Rocha Galvão da Muritibinha, todas elas com seus planos aprovados pelo FNDE e desenvolvidos pelos nossos monitores. Estamos avançando neste sentindo e precisamos debater essas questões para cuidar da qualidade da educação em tempo integral juntamente com professores e monitores do programa, todos juntos em prol de uma educação de qualidade." destacou.

A Jornada Pedagógica 2015 de Conceição do Almeida veio proporcionar aos professores maior interação e troca de experiências, enriquecendo a prática pedagógica do professor através de conferências e oficinas sobre a educação integral e suas perspectivas. O último dia da Jornada Pedagógica foi reservado para discussões e construções de metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação, que contou com a presença do prefeito municipal Antônio Armando da Silva Neves. Centenas de professores acompanharam a conferência do Plano Municipal de Educação (PME) “Desafios e Perspectivas” com a palestrante Fernanda Karla Argolo, técnica do PROAM/SASE/MEC, onde se deu a sequência de mais uma etapa do Plano Municipal de Educação, finalizando com um grande almoço. (Ascom)

Gilmar Santos - Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Conceição do Almeida - CIDADE DO TRABALHO
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.