Tecnologia implantada na saúde de Sapeaçu será apresentada em congresso internacional.


A implantação de uma política pública de saúde fará do município de Sapeaçu, distante 170 quilômetros de Salvador, referência mundial no uso de tecnologia móvel de informação na atenção básica. O projeto desenvolvido na cidade será um dos temas da Convenção Internacional de Saúde que acontece em Cuba entre os dias 20 e 24 de abril.

O Cuba Salud 2015 acontece no Palácio das Convenções, em Havana. Representam Sapeaçu no evento, o prefeito da cidade, Jonival Lucas, o Secretário Municipal de Saúde, Raul Molina e a Diretora de Promoção e Assistência a Saúde, Emmanuelle Daltro.

O convite para a convenção, que é uma das mais importantes da América Latina e Caribe, veio através da premiação do trabalho de pesquisa intitulado “Aceitação e Uso de Tecnologias Móveis de Informação pelos Agentes Comunitários de Saúde de Sapeaçu-Bahia-Brasil” realizado pelos pesquisadores Prof. Dr. Ernani Marques (UFBA), Profa. Aline Pires (FAMAM), Profa. MSc. Deise Barbosa (FAMAM/UFBA), Profa. MSc. Emmanuelle Daltro (FAMAM/UFBA) e Dr. Raul Molina (COSEMS BAHIA). Os principais resultados da pesquisa revelam que, mesmo com pouca experiência pregressa com o uso de tecnologias similares, 77% dos ACS consideram o uso do tablet mais fácil do que imaginavam; 65% usam o equipamento todos os dias, muito embora não façam a totalidade dos registros por meio dele; 91% estão satisfeitos com o uso e 95% recomendariam a adoção da tecnologia para outros municípios.

Sobre o projeto – Desde junho de 2014, os Agentes Comunitários de Saúde utilizam tablets com o programa AtendSaúde para efetuar registros das informações coletadas na comunidades, inclusive com a tecnologia de Georreferenciamento. Desta forma, os formulários que o Ministério da Saúde preconiza para o trabalho dos ACS estão replicados nos tablets, de forma digital, possibilitando uma coleta de informações muito mais rápida e segura: “Esse tablet veio para dar agilidade ao nosso trabalho de cadastramento das famílias e valorizar o processo de trabalho do ACS”, afirmou Luciel Galvão, ACS na Unidade de Saúde da Família Antônio Sampaio Brito.

Para Emmanuelle a participação neste evento vai somar às conquistas e realizações do município: “Cuba é referência em saúde pública para o mundo. Vamos aproveitar a oportunidade para realizar visitas técnicas ao modelo de saúde cubano e tentar incorporar o que há de melhor para Sapeaçu”. Ela explica também, a importância dessa participação: “Essa viagem vai ser de grande valia para Sapeaçu, vamos mostrar que aplicamos os recursos da Saúde de uma forma eficiente e organizada. E, a partir desta divulgação, as chances de conseguirmos mais recursos, investimentos e novas parcerias tornam-se maiores”, disse entusiasmada.

Sobre o evento – O evento contará com a presença de renomados pesquisadores de todo mundo, além de representantes políticos e especialistas na área da Saúde, como o Ministro da Saúde do Brasil e o Presidente da Organização Panamericana da Saúde. Durante o Cuba Salud haverá simultaneamente palestras, simpósios, mesas-redondas e painéis, além de eventos paralelos que irão abordar diferentes temas; reuniões de redes, cursos, oficinas, entre outros. (Ascom)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.