Nova sede do Serviço de Psicologia é inaugurada na UFRB.


A nova sede do Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi entregue na tarde desta quarta-feira, dia 06 de maio, no campus de Santo Antonio de Jesus. O ato de entrega contou com a participação do reitor da UFRB em exercício, Silvio Soglia; do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Favero; da coordenadora do Serviço, Suely Aires Pontes; de representantes da Defensoria Pública da Bahia, Bruno Kalil e Vanessa Almeida, além de docentes, servidores técnicos, estudantes e ex-estudantes da UFRB.

A equipe composta pelas psicólogas Fernanda Borges, Sayuri Kuratani e Larissa Muniz recepcionou os convidados, apresentou as novas instalações aos presentes e, em seguida, foi iniciado o cerimonial de inauguração. O reitor em exercício, Silvio Soglia, destacou que a entrega do espaço também é um momento de prestar contas da gestão ao CCS. “Esse espaço que estamos entregando hoje contempla o projeto que nossa universidade se propõe ao permitir a troca de experiências, conhecimento e integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa, que é um dos elementos que dão corpo à vivência universitária”, destacou.

Segundo Suely Pontes, o Serviço de Psicologia tem a dupla de missão de ser campo de estágio para estudantes do curso e ser ambiente de atendimento da comunidade externa e interna. “Com a nova sede podemos ampliar nossas atividades não apenas quantitativamente, mas sim qualitativamente, garantindo que  possamos trabalhar em função da saúde em diferentes práticas da Psicologia que não se restrinjam apenas ao modelo da Psicoterapia”, explicou.

Sobre o Serviço - Criado em 2011, o Serviço de Psicologia da UFRB disponibiliza atendimento psicológico gratuito em diferentes modalidades à população de Santo Antônio de Jesus e cidades vizinhas, além de atender a comunidade acadêmica. A nova sede do Serviço de Psicologia fica localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, na avenida Carlos Amaral, 1015 - Cajueiro - Santo Antônio de Jesus – BA. A infraestrutura da sede conta com 07 salas para atendimento de adultos, 05 salas para atendimento infantil, 02 salas para supervisão, 01 sala multiuso, 01 sala para práticas em grupo, 01 sala para estagiários, testoteca, sala de testes e 02 salas para psicólogos e coordenação.

O serviço funciona como uma clínica-escola, realizando estágios supervisionados, projetos de pesquisa e extensão, e oferece diferentes modalidades de atendimentos: psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos; atendimento psicoeducativo; intervenções psicossociais em grupo para adultos, idosos e familiares; e atenção psicológica para pessoas que vivem em condições crônicas. Desde que iniciou as suas atividades em 2011, cerca de 420 pessoas já foram atendidas e, atualmente, 106 pessoas estão em atendimento.

Quem pode ser atendido? - O Serviço é voltado para toda a comunidade da região do Recôncavo da Bahia. No entanto, por se tratar de um serviço prestado por uma instituição pública, que tem como um de seus preceitos básicos a responsabilidade social, prioriza-se o atendimento a pessoas de baixa renda, independente da faixa etária. É vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e funciona de segunda à quinta, das 8h às 19h, e na sexta, das 8h às 18h.
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.