Tradicional 'guerra de espadas' continua proibida em Cruz das Almas.


Antiga atração no São João de Cruz das Almas, as espadas continuam proibidas na cidade. Tradição que terminou proibida desde 2011, divide opiniões entre moradores, que se posicionam contra e outros a favor da "Guerra das Espadas"  nas ruas de Cruz das Almas. 

Em 2011 uma decisão judicial determinou a proibição da tradicional Guerra de Espadas em Cruz das Almas. Embora fosse uma tradição antiga da cidade, o fábrico e queima das do artefato passou a ser considerado ilegal pela Justiça, que pediu a proibição alegando risco à população. Em resposta, os moradores a favor da queima das espadas, organizaram manifestações pelas ruas da cidade com o objetivo de intervir a Não Proibição e sim a Regulamentação, não deixando acabar a tradição. Um projeto realizado através do Programa de Fomento à Cultura -  Fundo de Cultura, e das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado, discutiu junto à Sociedade Civil e Poder Público caminhos para a reorganização, buscando refletir sobre a importância da Festa das Espadas no município. Espadeiros realizaram diversas manifestações por causa da proibição, porém sem sucesso, as espadas estão mesmo proibidas na cidade de Cruz das Almas.

Embora seja tradição, o fábrico e queima das espadas é considerado ilegal pela Justiça e pode render detenção. De acordo com a Lei nº 10.826/03 constituem crime, “com penas de três a seis anos de reclusão, a posse, detenção, fabrico ou emprego de artefato explosivo ou incendiário sem autorização ou em desacordo com determinação legal”. Mesmo assim, algumas pessoas desafiam a justiça e soltam espadas nas ruas de Cruz das Almas durante o São João. (Fala Recôncavo)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.