Eleição define os novos Conselheiros Tutelares de Conceição do Almeida.


Centenas de pessoas passaram pelas dependências do Colégio Estadual Mandinho Almeida (CEMA), na tarde deste domingo (04) para participar da eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Conceição do Almeida, que exercerão a função nos próximos quatro anos. O pleito teve a participação de 10 candidatos, dos quais 05 foram eleitos para atuar como Conselheiro Tutelar. Em 1º lugar ficou Ana Cláudia (Peu), com 1.065 votos; em 2º lugar Silvia (Silvinha), com 929 votos; em 3º lugar Diego Silva Santos, com 920 votos; em 4º lugar Ana Cruz, com 909 votos e em 5ª lugar Karla de Juscelino, com 807 votos. Nas vagas de suplentes ficaram Nete com 689 votos, Nilza Nepomuceno com 636 votos, Gutemberg com 609 votos, Joyce Moreira com 459 votos e Itamar com 441 votos. A apuração das urnas foram acompanhadas pelo Ministério Público, candidatos, fiscais e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A eleição ocorreu pela primeira vez de forma unificada em todo o país. Em Conceição do Almeida, a eleição aconteceu no prédio do Colégio Estadual Mandinho Almeida (CEMA) onde a votação ocorreu de forma tranquila durante todo o dia. A posse dos membros do Conselho Tutelar será concedida pelo prefeito Antônio Armando da Silva Neves, no dia 10 de janeiro de 2016. 

Saiba o que é o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade, para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho possui autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. A autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. As decisões devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três conselheiros. A fiscalização do cumprimento de horário de trabalho e demais questões administrativas do conselheiro estão vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que também confere os pré-requisitos exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - aos conselheiros tutelares. (Ascom)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.