Cruz das Almas: médicos ameaçam pedir demissão após decreto do prefeito.


Os médicos lotados em unidades de atendimento de Saúde, em Cruz das Almas, Recôncavo baiano, ameaçam entregar um pedido de demissão coletiva na próxima quarta-feira (16), caso uma pauta com reivindicações apresentadas ao prefeito Ednaldo Ribeiro (PMDB) não seja atendida. Ao menos 20 profissionais estão dispostos a deixarem as funções.

A medida da categoria é um protesto ao decreto baixado pelo gestor na sexta-feira passada (6) determinando o corte de 20% dos salários de todo o funcionalismo municipal.

O chefe do Executivo local alega adequações ao índice de pessoal para fugir de uma possível reprovação do Tribunal de Contas dos Municípios, além de economia, conforme mostrou o Bocão News no último domingo (8). Segundo Ribeiro, a redução vale para os meses de novembro e dezembro.

Em assembleia na última segunda-feira (9), os médicos decidiram por rescindir os contratos de forma voluntária. A categoria alega estar sem reajuste há três anos, mas retirou da pauta o pleito por aumento de salários. Os profissionais pedem a manutenção dos ganhos atuais, além de melhores condições de trabalho, alimentação e segurança. A prefeitura sugeriu o reembolso, em duas parcelas, em 2016. Uma nova assembleia será realizada na próxima segunda-feira (16) para avaliar a contraproposta do Executivo.

No cargo desde setembro, após a renúncia do ex-prefeito Raimundo Cavalcanti, Ribeiro engrossou o discurso contra os médicos, durante entrevista a uma rádio local na última terça-feira (10). “Se paralisarem, entra uma equipe médica nova no mesmo momento. Peço à população que fique tranquila porque temos um plano B e está tudo certinho para garantir o atendimento. O prefeito pode pagar o preço, mas a população não”, ressaltou.

Ribeiro disse, ainda, que é “prerrogativa do prefeito” reduzir ou reajustar salários de contratados. “Quem pode fazer protesto é funcionário efetivo. Posso desfazer qualquer contrato. Se o que o Município pode pagar, não querem contribuir, mesmo recebendo em dias, digam que não serve porque não tem problema nenhum”, emendou o gestor. (BocãoNews)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.