Universidade Federal do Recôncavo tem 1.455 vagas para primeira chamada do Sisu.


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 1.455 vagas para a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão abertas na segunda-feira (11). Já a Universidade Federal do Oeste da Bahia vai oferecer 964 vagas nos 29 cursos de graduação.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. O resultado do exame será divulgado nesta sexta (8). Em todo o país, o Sisu vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em que instituição de ensino superior deseja cursar, além de local de oferta e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O candidato também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas para cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

UFRB

As 1.455 vagas oferecidas pela UFRB estão distribuídas em 31 cursos nas áreas de Artes, Humanidades e Letras (370 vagas); Cultura, Linguagem e Tecnologia Aplicada (60 vagas); Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (390 vagas); Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (45 vagas); Ciências Exatas e Tecnológicas (190 vagas); Ciências da Saúde (100 vagas) e Formação de Professores (300 vagas).

Assim como no processo seletivo anterior, há a reserva de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS, ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa. Além disso, 50% das vagas são para estudantes de escolas públicas, dos quais 76,67% estão reservados aos pretos, pardos e indígenas.

Os ingressantes dos cursos oferecidos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Cultura Linguagem e Tecnologia Aplicada e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade deverão obrigatoriamente cursar o Bacharelado Interdisciplinar ou Similar como primeiro ciclo de formação. Mais informações sobre o processo seletivo da UFRB podem ser consultadas no site da instituição de ensino.

UFOB

A Universidade Federal do Oeste da Bahia oferece 964 vagas nos 29 cursos de graduação. Em 2016, as vagas ofertadas pela UFOB são cerca de 10% maior do que as do ano anterior. Do total, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Em 2016, a UFOB dará uma bonificação de 20% na nota final do Enem aos candidatos que tiverem cursado todo o Ensino Médio em escolas, públicas ou privadas, de 80 municípios baianos distantes até 150 quilômetros de qualquer um dos campi da Universidade. O acréscimo é válido apenas para a modalidade ampla concorrência.

Para esse Sisu, o curso de medicina da universidade teve as vagas ampliadas de 40 para 80 e o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em ciência e tecnologia voltará a disponibilizar 80 vagas para ingresso. Os interessados em estudar na UFOB podem conferir as notas mínimas para ingresso em cada graduação no site da instituição de ensino.

Das 1090 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB neste ano, 126 são destinadas aos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas por outros candidatos.
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.