Jonival e Dr George aguardam decisão judicial que definirá o prefeito de Sapeaçu em 2017.


O município de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, está entre as doze cidades baianas que ainda não sabem quem de fato irá governá-las a partir de janeiro de 2017. Numa disputa quente, que mobilizou bastante eleitores nas ruas do município no período eleitoral, o ex-prefeito Dr George Gois (PPS) consagrou sua vitória nas urnas onde obteve 8.359 votos, enquanto o atual prefeito Jonival Lucas (PTB) obteve 3.704 votos. 

Porém, Dr George teve o registro de candidatura indeferido com recurso, devido a irregularidades, por punição baseada na Lei da Ficha Limpa o que torna o resultado da eleição indefinida. O ex-prefeito George Gois teve problemas em sua candidatura onde sofreu derrota na Justiça na tentativa de concorrer ao executivo da cidade. Dr George recorria contra decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que reprovou as contas da gestão dele quando era prefeito em 2012. 

De acordo o TRE-Ba, caso Dr George venha a ter o registro de candidatura deferido, os votos serão validados e passarão a computar na totalização das Eleições Municipais 2016 e o mesmo deverá ser declarado eleito, mesmo antes de julgamento dos eventuais recursos pelo TSE. Já para o caso de manutenção do indeferimento, após o julgamento em última instância, os votos atribuídos ao primeiro colocado será anulado, e, segundo a Resolução 23.456/15, do TSE, tal fato pode ensejar nova eleição, nos termos do parágrafo 3º do art. 224 do Código Eleitoral e do art. 167, II, da Resolução 23.456/15, do TSE. 

Nessa mesma situação, aguardam decisão da Justiça Eleitoral, os candidatos das cidades de Camamu, Correntina, Iraquara, Jeremoabo, Lençóis, Rio de Contas, Itabuna, Santa Cruz da Vitória e Uruçuca, Sítio do Mato e Iramaia. Pelas regras em vigor, todas as ações de indeferimento devem ser concluídas até 19 de dezembro. Na expectativa, Jonival Lucas e George Gois aguardam decisão judicial que definirá o prefeito de Sapeaçu a partir de 2017.
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Comentar no site
    Comentar no Facebook

1 comentários:

  1. Votei duas vezes em Junival Lucas para Deputado Federal. O Juninho foi o melhor Deputado Federal que votei até hoje.

    ResponderExcluir

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.