Prefeito sanciona lei que garante feriado municipal o Dia da Consciência Negra em Conceição do Almeida.


O prefeito Dr Armando Neves sancionou o projeto de lei que institui 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, feriado municipal em Conceição do Almeida. O objetivo é promover um momento de reflexão e de conscientização na luta contra o racismo no município com a Semana da Consciência Negra. Além do feriado, o município através de suas secretarias deverão promover atos públicos de conscientização da importância da referida data. "Essa é uma data histórica e deve ser lembrada por todos nós. Por isso a partir de agora o dia 20 de novembro será feriado em Conceição do Almeida. É um dia para reflexão e de prática de ações de conscientização e prevenção contra o racismo e a discriminação racial. O feriado é uma homenagem do movimento negro demarcando o dia da morte de um dos maiores líderes negros do Brasil, Zumbi dos Palmares", disse o Prefeito.

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695. No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. (Ascom)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.