![]() |
Seguindo nova determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 900 zonas eleitorais em todo o Brasil devem ser extintas. Na Bahia, cerca de 30 zonas eleitorais devem ser fechadas nos próximos quatro meses, entre elas a unidade de São Felipe que é responsável também pelo município de Conceição do Almeida que comportam em torno de 33 mil eleitores. A medida atende a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem o objetivo de, segundo a Corte, “aprimorar o trabalho e economizar gastos” em todo o país. A orientação é que cada zona tenha, no mínimo, cem mil e, no máximo, 200 mil eleitores. Assim, a extinção vai afetar municípios menores, cujo eleitorado será remanejado para outras cidades.
Redução de medidas
Além de zonas eleitorais, comarcas do interior do estado também devem ser fechadas com o objetivo de cortar custos. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) está desenvolvendo estudos para desativar unidades jurisdicionais, mas ainda não tem um número definido. No entanto, o sindicato de servidores (Sinpojud) estima que serão cerca de 70 comarcas fechadas. A medida tem provocado burburinho no meio político, tanto que a Assembleia Legislativa da Bahia realizou audiência pública nessa semana para discutir o assunto. Faltando um ano para as eleições, prefeitos têm pressionado deputados estaduais para se mobilizar no sentido de evitar os cortes. Os parlamentares, por sua vez, buscam diálogo com o TJ-BA para manter o funcionamento das comarcas e, assim, garantir os apoios dos prefeitos aliados.
0 comentários:
Postar um comentário
O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS
* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.