Mulheres ainda são minoria na política em Conceição do Almeida.


O resultado das eleições de 2016 mostraram claramente a posição das mulheres frente a política municipal em Conceição do Almeida. Na chapa majoritária nenhuma representatividade feminina, já no legislativo, dos 80 candidatos a vereador, apenas 26 mulheres registradas no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, sendo que 09 delas não obtiveram nenhum voto. 

Mesmo com a campanha do TSE para promover e garantir a participação feminina no processo eleitoral, várias investigações foram instauradas para apurar fraude no lançamento de candidatas mulheres apenas parar cumprir cotas de gênero, as “candidatas laranjas” registradas para driblar a legislação eleitoral, o que pode render cassação de mandato de vereadores empossados pelo Ministério Público Eleitoral, caso seja comprovado. Em novo projeto em andamento no senado federal pela bancada feminina, as mulheres poderão contar com 30% dos assentos na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais. A reserva de vagas está contida em Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que está pronta para ser votada a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e subscrito por mais de 30 senadores.

No pleito de 2016, no município de Conceição do Almeida, apenas uma mulher foi eleita para a Câmara Municipal de Vereadores, porém, a mesma abriu mão do cargo para assumir uma secretaria, tornando zero a representativa feminina na Casa Legislativa. Por outro lado, o executivo mantém em sua composição do alto escalão, mulheres no poder, sendo três ocupadas por elas, das cinco secretarias existentes, mesmo sendo elas esposa e irmã do gestor. (Fala Recôncavo)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.