Recadastramento biométrico ainda não é obrigatório para os municípios de Conceição do Almeida e São Felipe.


O corre corre ao Cartório Eleitoral para o Recadastramento Biométrico tem gerado filas gigantes na  Zona 184ª de São Felipe que é responsável também pelo município de Conceição do Almeida. O Recadastramento Biométrico ainda não é obrigatório para os municípios de Conceição do Almeida e São Felipe, no entanto, dezenas de pessoas lotam todos os dias o posto de atendimento chegando a dormir em filas.

Diante da grande procura ao cartório eleitoral, o Juízo Eleitoral da 184ª  zona, divulgou nota informativa reafirmando que o recadastramento biométrico não é obrigatório para os municípios de Conceição do Almeida e São Felipe, porém os atendimentos já estão sendo realizados na unidade. Em nota, o chefe do cartório comunicou também que a partir do dia 18 de setembro os atendimentos passarão a ser feitos exclusivamente por agendamento prévio (hora marcada), que pode ser agendada pelo site da instituição ou presencialmente no cartório em São Felipe. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia está convocando eleitores dos 52 municípios baianos relacionados em lista para o realizarem os procedimentos de recadastramento biométrico com data limite até o dia 31 de janeiro de 2018, com a finalidade de coletar impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada do eleitor. 

Dentre os municípios que tem prazo até 31 de janeiro de 2018 para recadastrar todos os eleitores estão os municípios de Cruz das Almas, Sapeaçu, Valença, Cairu, Muniz Ferreira, Eunápolis, Itaparica e Vera Cruz. Em Cruz das Almas e Sapeaçu a Justiça Eleitoral convocou os eleitores para a realização do recadastramento biométrico obrigatório, que deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018, o que não é o caso dos municípios de Conceição do Almeida e São Felipe, que tem prazo mínimo para o recadastramento apenas para as eleições de 2020. Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores dos 52 municípios baianos listados. O cidadão que não fizer o procedimento terá o título cancelado, impossibilidade de recebimento de benefícios sociais, a exemplo do  Bolsa Família, aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal e também a possibilidade de ser proibido de ocupar cargos públicos. 


Eleitores dos municípios de Conceição do Almeida e São Felipe, poderão fazer o recadastramento biométrico na 184ª Zona Eleitoral em São Felipe, mas é importante lembrar que, por enquanto, não há obrigatoriedade para as eleições de 2018. O procedimento é dividido em coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. O eleitor deverá agendar o atendimento para recadastramento no site ou presencialmente no cartório eleitoral. (Fala Recôncavo)
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Comentar no site
    Comentar no Facebook

1 comentários:

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.