Feira da Agricultura Familiar dinamiza economia em Dom Macedo Costa.


Produtos adquiridos diretamente do agricultor rural, comida típica regional e muita música ao vivo com artistas locais. Assim é a mais nova atração dos finais de semana no Recôncavo, com a Feira da Agricultura Familiar de Dom Macedo Costa, que acontece todos os domingos, na praça principal da cidade.

A Feira é uma iniciativa da gestão municipal capitaneada pelo olhar inovador do prefeito Egnaldo Piton, que junto com a secretária de Desenvolvimento Rural, Mara Borges e equipe, assumiram o compromisso de alavancar a economia local investindo no desenvolvimento das populações do campo.

A adesão dos produtores rurais foi imediata. Todas as barracas entregues pelo Governo do Estado estão sendo ocupadas e a procura por parte de mais feirantes interessados em comercializar suas mercadorias só cresce. No último domingo (22), por exemplo, além das frutas, verduras e artesanato, já se podia encontrar também produtos no segmento de carnes e confecções.  


A feira também tem atraído a atenção das pessoas nas cidades vizinhas. O atual diretor de Agronegócio da Associação Comercial e coordenador da Feira da Agricultura Familiar de Santo Antônio de Jesus, José Carlos Toneto, esteve em Dom Macedo na manhã do último domingo e demonstrou sua surpresa e alegria em ver o comércio da produção agrícola na praça. “O que eu vi aqui foi algo bastante organizado, diversificado, com o que é mais importante: a participação do agricultor. Vocês estão de parabéns” ponderou emocionado Toneto. Comercializar e ao mesmo tempo encontrar amigos e se divertir é um dos diferenciais da feira de Dom Macedo Costa. É o que nos conta Rondiney Torres, da localidade do Jacarandá, que reúne a família para vender seus produtos toda a semana. “Estamos muito felizes, não só no ato de vender, mas sabendo que a nossa população está comprando produtos saudáveis. Além da alegria de poder realizar isso em um dia de domingo, porque as pessoas podem vir não só para comprar, mas também trazer suas famílias para passear. E o melhor que é a geração de renda. A cidade é pequena, não tem empresas, e essa é uma forma que o prefeito nos possibilitou para que todo mundo esteja trabalhando”. 

A macedense Lourdes Lôbo, que atualmente reside em Salvador e está sempre em Dom Macedo Costa, já percebe o impacto que a feira tem provocado no cotidiano da cidade aos domingos. “Essa é a segunda vez que eu venho e tenho percebido o crescimento. A gente sempre sentiu falta desse tipo de ação aqui na cidade. Eu confesso que eu fico alegre quando estou vindo da roça para cá e vejo as pessoas saindo daqui e levando as sacolas de compras para casa. É um momento novo que estamos vivendo em Dom Macedo”.

Se para os visitantes a mudança já é visível, para os moradores da cidade a rotina em dia de feira também já é outra. “Eu estava ansiosa pra que chegasse domingo para eu vir fazer minha feirinha. Amei essa iniciativa. Aqui tem muita diversão, produtos baratinhos, de qualidade, sem conservantes, barraca de graça para os agricultores. É um sonho sendo  realizado! Já comprei, fui em casa e voltei de novo para comprar mais”, afirma satisfeita a moradora Cris Sousa Passos.  

A retomada do investimento no desenvolvimento rural é uma das prioridades da Prefeitura de Dom Macedo Costa que, com o apoio à revitalização das Associações de Agricultores, com as parcerias para apoio técnico e econômico às populações do campo, além do cadastro dos produtores rurais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está dando um novo impulso para o município. A mensagem que a experiente Lourdes Lôbo deixa para os conterrâneos é de encorajamento: “Acreditem na terra. A terra nos dá aquilo que a gente dá para ela. Se a gente der trabalho, ela nos dá renda”.

Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.