Confira o calendário do Enem, SiSU, Fies, Prouni e Cursos Técnicos para 2019.


Com o início do ano novo, crescem as expectativas dos estudantes que estão em busca de uma vaga no ensino superior. Além dos processos seletivos das faculdades e universidades, a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em 18 de janeiro de 2019, é um dos motivos de ansiedade: diversos programas de acesso ao ensino superior adotam a nota como critério de seleção. 

Enem 

A divulgação dos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2018 está prevista para o dia 18 de janeiro de 2019, conforme cronograma do Ministério da Educação. A partir desta data, os estudantes poderão consultar os resultados individuais na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/) ou pelo aplicativo Enem 2018. Todos os estudantes que realizaram o exame aguardam o resultado e terão a opção de participar dos seguintes programas: 

SiSU 2019

O SiSU 2019 ofertará 235 mil vagas no primeiro semestre em 129 instituições de ensino brasileiras. A inscrição é gratuita e acontece entre 22 e 25 de janeiro de 2019, exclusivamente na página da seleção. Podem participar estudantes que fizeram o Enem e tiveram nota maior do que zero na redação.

•    Inscrição: entre 22 de janeiro e 25 de janeiro
•    Resultado: 28 de janeiro
•    Lista de espera: entre 28 de janeiro a 4 de fevereiro
•    Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
Inscrição no site http://sisu.mec.gov.br/

Prouni

As bolsas de estudo do Prouni contemplam estudantes com descontos integrais (100% na mensalidade) e parciais (50%). As inscrições acontecem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro. O estudante contemplado com a bolsa parcial pode também contratar o Fies para pagar o restante da mensalidade. Confira abaixo o calendário do Prouni 2019:

•    Inscrições: 29 de janeiro de 2019 até 1º de fevereiro
•    Resultado
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro

•    Comprovação de informações
Primeira chamada: de 4 a 12 de fevereiro
Segunda chamada: de 18 a 25 de fevereiro

•    Lista de espera
Inscrição: 7 e 8 de fevereiro
Resultado: 11 de março
Comprovação de informações: 12 a 13 de março

Inscrição no site http://prouniportal.mec.gov.br/

Fies 2019

O financiamento estudantil prevê aproximadamente 100 mil vagas e as inscrições para o primeiro semestre acontecem entre 05 e 12 de fevereiro. Para se inscrever no Fies 2019 é necessário ter alcançado a média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Não serão aceitas inscrições anteriores a 2010. Os mesmos critérios são fixados para o P-Fies.

•    Inscrições: 05 a 12 de fevereiro
•    Resultados: 18 de fevereiro 
•    Complementação das inscrições: 19 a 25 de fevereiro
•    Lista de espera: 20 de fevereiro a 31 de março (a modalidade P-Fies não tem lista de espera)
•    Convocação da lista de espera: Ainda não divulgado

Inscrição no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Cursos Técnicos Gratuitos - EPTECBA

Quem opta por Cursos Técnicos Gratuitos, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou nesta no dia 15 de janeiro e segue até o dia 21 de janeiro de 2019, as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação Profissional em 72 Centros Centros de Educação Profissional contemplando 142 municípios. Os cursos na modalidades subsequentes são para pessoas que já concluíram o ensino médio e buscam cursos de qualificação profissional.


•    Inscrições: 16 a 21 de janeiro
•    Divulgação de resultados: 23 de janeiro 
•    Matrícula: 30 de janeiro a 1º de fevereiro

Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.