MEC empossa reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Foto reprodução MEC

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem um novo reitor. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse ao professor Fábio Josué Souza dos Santos, nesta segunda-feira, 5 de agosto, na sede da pasta, em Brasília. O novo reitor, terceiro da lista tríplice, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 1º. Ele vai ocupar o cargo no próximo quadriênio (2019/2023).

O novo reitor apresentou a UFRB como uma universidade inclusiva, cuja diversidade é uma das principais marcas presentes em seu contexto. Nesse sentido, ele destacou a grande contribuição da instituição para a interiorização do ensino superior federal na Bahia e o seu papel na promoção do desenvolvimento econômico, cultural e científico dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriça.

Para Fábio Josué, o trabalho em conjunto com o MEC será importante para o sucesso da gestão. “Aceito esse desafio de gerir a UFRB e digo que vamos precisar muito do apoio do MEC e da Sesu [Secretaria de Educação Superior do MEC], que será fundamental nesse processo para que a gente possa consolidar essa universidade”, afirmou.

Lista tríplice – A cada quatro anos, a universidade promove uma eleição para indicar três nomes que formam a lista tríplice. A relação é enviada para o Ministério da Educação e a palavra final é do presidente da República. O marco inicial do processo de elaboração da lista tríplice da UFRB foi a sessão do Conselho Universitário do dia 07 de dezembro de 2018, que aprovou a data de 27 de fevereiro de 2019 para a reunião de composição da lista. Na data prevista, os conselheiros deliberaram pela composição da lista tríplice em conformidade com marcos legais, internos e externos. Em seguida, o processo foi devidamente composto e protocolado no MEC, em 14 de março de 2019.

Currículo – Fábio Josué é graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). É mestre e doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da instituição. Até assumir a reitoria, atuava como professor adjunto da UFRB. Estava lotado no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa.

Presenças – Também estiveram presentes na posse o secretário da Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa; o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduíno; o prefeito da cidade de Amargosa, Júlio Pinheiro; o pró-reitor de Planejamento da UFRB, José Mascarenhas; além dos familiares do novo reitor. Com informações de Giulliano Fernandes, do Portal MEC.
Compartilhar no Google Plus

Por: Fala Recôncavo!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O PORTAL FALA RECÔNCAVO NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES EMITIDAS POR TERCEIROS NESTE ESPAÇO, MAS INFORMA QUE COMENTÁRIOS OFENSIVOS QUE EXPONHA PESSOAS,ENTIDADES OU EMPRESAS SERÃO EXCLUÍDOS

* OS COMENTÁRIOS NÃO REFLETEM A OPINIÃO DESTE BLOG,OS MESMOS DEVERÃO SER IDENTIFICADOS PARA SEREM ACEITOS, SEJA QUAL FOR O SEU TEOR.